IMG_7665_edited.jpg

Framework DEA

Design de Experiências de Aprendizagem_

“Learning Experience Design (Design de Experiência de Aprendizagem) é o processo de criação de experiências de aprendizagem que permitem ao aprendiz alcançar o resultado de aprendizado desejado de uma maneira centrada no ser humano e orientada para objetivos.”

Niels Floor

O DEA (Design de Experiências de Aprendizagem) é uma abordagem holística, integrada e centrada no aprendiz, utilizada na construção de experiências de aprendizagem significativas.

O que é o Framework DEA?_

O framework DEA foi criado para apoiar as etapas de ideação, planejamento e condução de experiências de aprendizagem que transformam. Trata-se de um modelo/processo de trabalho sustentado por  5 pilares, detalhados abaixo:

1. Contexto – Conjunto de dados coletados sobre o contexto com o qual a experiência de aprendizagem deve contribuir, a saber: quais competências serão trabalhadas; qual é a expectativa do mercado, da instituição de ensino e dos alunos sobre a experiência; quais são as mudanças que estão ocorrendo no campo de conhecimento que serão trabalhadas, etc.

2. Objetivos de aprendizagem – Declarações descrevendo especificamente o que o aluno será capaz de fazer com os aprendizados do curso, disciplina ou outra experiência de aprendizagem.

3. Estratégias de avaliação – Evidências para mostrar que o aluno atingiu os objetivos e que a instituição está sendo relevante no seu contexto.

4. Estratégias de aprendizagem – Formas de comunicar ou transmitir informações ao aluno, bem como configurar o espaço para prática, reflexão e criação de novos conhecimentos.

5. Atividades – Experiências que permitem ao aluno colocar em prática as novas habilidades e conhecimentos.

Apoiado em processos e tecnologias que partem da experiência e da prática, o DEA contribui para que a jornada dos alunos sejam divertidas e eficazes no desenvolvimento das habilidades do século 21_

Como usar o Framework DEA?_

1566504114.jpg

Inspirado em modelos como Universal Design for Learning, Design de Interação, Design Thinking e fundamentado em modernas teorias de aprendizagem de adultos, a SL21 criou esse e-book super prático, para ser usado como um manual de orientações durante a aplicação dos conceitos e práticas do DEA (Design de Experiências de Aprendizagem).

 

O e-book foi criado para promover, de forma simples e colaborativa, o design inclusivo e a condução de experiências

de aprendizagem.

.   .   .

  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram

Copyright © 2018 - 2020. SL21 Educação & Projetos. Todos os direitos reservados.