Jogo de aprendizagem
Foto%20para%20post_edited.jpg
laranja-com-preto_edited.png

Manifesto "Repense_"

Em direção a uma mudança de paradigmas_

Do ensinar para o aprender_

Do conteúdo para a experiência de aprendizagem_

Há pelo menos um século, o filósofo estadunidense John Dewey experenciava sua filosofia da educação através de sua Escola Laboratório, na Universidade de Chicago.

 

Lá colocavam-se em prática os preceitos de que a Educação tem por objetivos resolver situações cotidianas e o aperfeiçoamento das relações sociais.

 

Neste modelo, Dewey defendia que os métodos de aprendizagem devem partir da experiência pessoal do indivíduo e da socialização do conhecimento.

gold_standard_teaching_0326_edited.jpg

Desde então vários outros pesquisadores estudam e testam diversas abordagens para enfrentar os desafios educacionais do século XXI.

 

Metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, projetos e tecnologias educacionais suportadas por inteligência artificial, entre outras, estão contribuindo para a transformação do modelo educacional.

 

Porém, embora toda essa evolução, o modelo educacional pouco se alterou nos últimos 100 anos! Com toda a inovação já produzida e em fluxo, por que a adoção destes ainda permanece tímida?

Pesquisas recentes do Fórum Econômico Mundial e outras entidades, apontam pra uma mudança significativa nos postos de trabalho, principalmente aqueles impactados pelas novas tecnologias.

As mesmas pesquisas também tornam claro a defasagem que existe entre as oportunidades de trabalho e as habilidades necessárias e presentes na economia atual.

wef.jpg

Para que possamos desenvolver as novas habilidades demandadas daqui para frente, será necessário e urgente repensarmos os processos de ensino e aprendizagem de adultos_

Repensar, no sentido de promover uma mudança quase que radical nas formas de ensinar e aprender dos adultos.

 

Esse talvez seja o maior desafio, que muitos têm tentado superar, e poucos tem tido sucesso.

 

É preciso abrir espaço para novas formas de ensinar e de aprender e só conseguiremos criar esse espaço de aprendizagem se nos dermos as mãos.

 

É preciso persistir e cada um fazer a sua parte nesse movimento que é a base de uma economia próspera como cita o ODS 4 da ONU.

 

A lista poderia ser maior, mas segue abaixo os 5 pilares sob os quais o movimento foi criado e esse Manifesto, escrito.

Pilares do Manifesto "Repense"_

  1. A aprendizagem é a chave para um futuro melhor.

  2. A transformação digital demanda a capacidade de aprender continuamente (Lifelong Learning).

  3. Tudo o que foi feito em termos de formação é focado no conteúdo, na construção de espaços que replicam o modelo tradicional de ensino.

  4. As pessoas aprendem de maneiras diferentes e precisam ser reconhecidas, motivadas e engajadas durante toda a jornada de aprendizagem.

  5. Aprendemos muito mais quando a prática caminha junto com a teoria e quando o aprendiz pode escolher como, quando e onde aprender.

Se chegou até aqui e se inspirou pela causa, informe seu email abaixo que prometemos enviar conteúdos exclusivos e direcionados para te ajudar a aprender como ensinar as competências do século 21 aos seus estudantes_

Agradecemos por fazer parte da comunidade SL21!

.   .   .

  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram

Copyright © 2018 - 2021. SL21 Educação & Projetos. Todos os direitos reservados.