O que é e como colocar em prática a moderna educação de adultos

Atualizado: Out 11

Em todo o mundo, ouvimos notícias sobre iniciativas disruptivas para a educação de adultos – novos métodos, diferentes terminologias, formatos e ferramentas arrojadas.


Contudo, currículos centrados somente no conteúdo ainda são bastante recorrentes, assim como escolas que não conseguem despertar nos estudantes a vontade de participar das experiências de aprendizagem ou egressos que não desenvolveram competências cruciais para a vida.

Mas, então, o que seria essa educação moderna?

Photo by Chris Montgomery on Unsplash


A Unesco, em sua penúltima conferência sobre educação de adultos (Confintea 2009), definiu que o modelo atual de ensino e de aprendizagem deve ir além da preparação para o mundo profissional, considerando a autonomia do aprendiz e a sua capacidade de aprender ao longo da vida, tanto em contextos formais quanto informais.


Nesse sentido, o papel da moderna educação de adultos é inspirar as pessoas para que possam desenvolver competências a fim de enfrentar um mundo que, devido à sua constante mudança, é caracterizado pela complexidade e pelas incertezas. Estas são as condições que caracterizam o novo modelo de educação:


1. Ser relevante (aprendizagem para a vida)


A escola não pode se distanciar do mundo real para o qual está formando seus aprendizes. A educação para a vida, e não somente para a realização de exames e obtenção de um certificado, deve ser relevante para as nossas atividades profissionais e pessoais.


Proporcionar uma educação relevante é colocar o aprendiz em contato com experiências significativas para a própria vida. O educador precisa saber quem é essa pessoa, quais são suas experiências, bem como expectativas e singularidades. Todos esses fatores afetam a motivação e o interesse do estudante em aprender e ter sucesso.


2. Ser colaborativa


Ao trabalharmos juntos, partilhamos conhecimentos, experiências, tensões e sonhos.

Também desenvolvemos competências sociais – respeito aos diferentes pontos de vistas, suporte ao próximo e resolução de conflitos, que são a base para agir com resiliência e flexibilidade diante de um mundo cada vez mais complexo e incerto.


A habilidade de cooperar com outras pessoas e de desenvolver relacionamentos positivos é decisiva no mundo atual. E eu diria mais: a colaboração é condição para nos movermos da ação individual isolada para o trabalho coletivo e próspero.


3. Ser personalizada


No ensino personalizado, o aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem, de modo a customizar essa experiência, tornando-o autônomo e corresponsável pela própria jornada. Em outras palavras, o aprendiz assume o controle para decidir sobre o quê, como e quando aprender.


4. Ser tecnológica


Até pouco tempo, não se tinha ideia de qual seria o ritmo da evolução da tecnologia e muito menos do seu impacto na educação. Entramos na era de acontecimentos em escala exponencial, e começamos a perceber uma série de oportunidades a serem exploradas e de desafios a serem enfrentados.


Mas a tecnologia deveria ser adotada em todos os espaços de aprendizagem de adultos? Bem, partindo da perspectiva dos benefícios, tem-se a possibilidade de transformar qualquer lugar em um espaço de aprendizagem, sendo extremamente vantajoso.


5. Ser divertida


Somos seres curiosos e movidos por desafios. Porém, a tradicional educação, na maioria das vezes muito formal, impede de sermos quem realmente somos – desde crianças.


O pesquisador e educador Ken Robinson reforça a tese de que as escolas atuais matam nossa criatividade e vontade de querer aprender. Influenciados por esse e outros pesquisadores, os educadores começaram a buscar no universo lúdico alternativas para promover novos e mais engajadores espaços de aprendizagem. Enquanto adultos, precisamos aprender continuamente, e esse processo pode ser divertido!


Todas essas condições têm como base pesquisas e projetos de transformação educacional. Empresas e instituições voltadas ao ensino e à aprendizagem de adultos podem considerá-las para promover experiências mais impactantes em suas organizações.


Ok, interessante! Mas como colocar tudo isso em prática?


As possíveis respostas a essa pergunta serão temas dos próximos posts e vídeos. Criarei uma série de publicações, nas quais mergulharemos no que já existe e no que está por vir em cada um desses percursos.

Fique ligada(o)!


#modernaeducacaodeadultos

#experienciasdeaprendizagem

#aprendizagemdeadultos

#experiencias

#aprendizagem


Referências:

5 personalized learning strategies that teachers need to know

The Future of Jobs Report 2018

P21 Framework for 21st Century Learning

NMC Horizon Report Preview 2018

Delloitte. Human Capital Trends

27 visualizações

CONTATO

@ 2020 SL21 Educação e Projetos